MELHORANDO O AGACHAMENTO

O agachamento é um dos exercícios mais praticados nas academias, mas é preciso ser bem executado.

Considerado um dos melhores exercícios para pernas e, principalmente glúteos, já que atinge até a musculatura mais profunda dessa região, o agachamento é um dos exercícios mais praticados nas academias, mas é preciso ser bem executado, para promover apenas benefícios e não sobrecarregar partes vulneráveis do corpo como coluna e joelhos. E é necessário, ainda, saber qual tipo de agachamento tem mais a ver com a sua postura e condicionamento físico.

Cada pessoa possui um tipo de inclinação de quadril, que interfere na execução do movimento e, dependendo da posição dos pés, esse é realizado de uma forma diferente. Por exemplo: pés apontados para fora, geralmente, proporcionam um movimento amplo, que mexem com mais fibras musculares, mas não é o mais indicado para muitas pessoas pois há mais estruturas envolvidas em um exercício que apenas músculos, ligamentos, cartilagens, etc. algumas pessoas possuem músculos capazes de realizar um esforço mas muitas vezes não possuem mobilidade, equilíbrio, coordenação e podem possuir lesões.

DISTÂNCIA ENTRE OS PÉS REALIZANDO O AGACHAMENTO

Se você costuma caminhar com os pés voltados para fora, é sinal de que você consegue realizar melhor o movimento, posicionando os pés mais afastados da linha do quadril. Assim, o agachamento consegue ser amplo e é possível usar mais sobrecarga, sem colocar quadril e joelhos em risco.

Se você costuma caminhar com os pés paralelos, é sinal de quem consegue posicionar os mesmos na largura do quadril na hora de agachar, quando estiver bem adaptada ao movimento. Esse tipo de movimento mexe bastante com a parte anterior de penas (quadríceps) e cai melhor para pessoas já condicionadas, que querem melhorar ainda mais o tônus muscular da região.

AGACHAMENTO AVANÇADO

Agora, se você quer um desafio ainda maior, melhor posicionar os pés ainda mais próximos. “Trata-se de um agachamento de difícil execução, que exige muita controle da postura e mobilidade do quadril, região lombar da coluna e tornozelos. Portanto, só o realize se você já é fera no agachamento.

DICAS PARA INICIAR O AGACHAMENTO

  1. Se você é iniciante, faça o agachamento sem carga. Depois, quando já estiver mais adaptada ao movimento, você pode fazê-lo segurando um peso à frente, junto ao corpo, para fortalecer a região do core, que dará a estabilidade necessária para a realização de agachamento mais ousados. Você pode aumentar o peso gradualmente, desde que se sinta mais confortável para avançar. Quando a carga estiver pesada, a ponto de você não conseguir sustenta-la à frente do corpo com as mãos, você já pode passar para os agachamento com barras.
  2. Sempre haverá uma posição mais adequada para você realizar o agachamento, conforme descrito. Mas, de vez em quando, varie o tipo de posicionamento (posição dos pés) para estimular novas adaptações. O corpo se adapta ao estímulo oferecido, quando mudamos o estímulo obrigamos nosso corpo a se readaptar a esse novo estímulo.
  3. Avalie a postura correta do seu movimento, sempre analisando-o de baixo para cima, na seguinte ordem: pisada (posição dos pés), tornozelos e joelhos devem estar alinhados com a ponta dos pés, com os pés sempre inteiro em contato com o solo, quadril deve estar paralelo em relação ao solo, lombar estabilizada, sem flexionar, hiperextender ou se inclinar lateralmente e cabeça olhar para frente em direção ao horizonte.